Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 7 de abril de 2009

1. Química do Chocolate!

O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, minerais, cálcio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E,B1,B3,B6,B12 e C. Estudos recentes sugerem o consumo moderado de chocolate amargo e meio-amargo,pois trazem benefícios para a saúde humana, devido à presença de ácido gálico e epicatequina,flavonóides com função cardioprotetora. O chocolate constitui ainda um alimento estimulante devido à teobromina e cafeína, substância pertencentes ao grupo das xantinas.
Possui uma capacidade incomum para interagir com a química cerebral,pois todos sabem que o desejo por chocolate é diferente da vontade de comer qualquer outro doce.
Quando o corpo descobre que existe o chocolate, que ao mesmo tempo que dá energia, relaxa as tensões, ele passa a pedir este alimento, muitas vezes de forma imperativa fazendo o desejo vencer a razão. Este sinal delata o chocólatra. O chocolate vicia devido a um dos seus componentes básicos, o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, substância que fabricamos em situações de felicidade. No entanto, muita coisa ainda precisa ser estudada, uma vez que já foram identificados mais de 300 componentes químicos neste alimento.

Um comentário: